Lost foi uma série que começou e terminou criando uma centenas de perguntas e respondendo quase nada das questões levantadas, o que refletia em uma grande quantidade de interpretações nos fóruns da Internet. Teorias e mais Teorias, Lost acabou e as perguntas essenciais não foram dignamente esclarecidas.
No episódio final ficamos sabendo que a partir da sexta temporada, todos os flash-side’s passavam em uma espécie de purgatório, nos quais, aos poucos, os personagens foram lembrando de que já estavam mortos. Porém, muito pouco ou quase nada foi esclarecido a respeito do Lostzilla, do propósito da Ilha, nem do que era a Ilha, nem quem era os povos antigos da Ilha, nem quem eram os líderes da ilha que antes de Jacob já exerciam essa função de organizar e manter o equilibrio entre o bem e o mal, entre tantas outras perguntas que certamente só serão respondidas em algum epílogo futuro que os produtores lançaram para ganhar mais dinheiro com a série.
A realidade é que Lost nunca deixou nada explícito. Enfim, no meio desse caos de dúvidas, uma linha de raciocínio ficou muito conhecida: o lado negro de Lost.