sábado, 22 de junho de 2013

Os Quadros das crianças que choram



"Nos anos 80 diversas casas misteriosamente pegaram fogo na Inglaterra, muitas delas matando seus moradores. Em comum todas tinham uma assustadora coincidência. A presença de um quadro de uma criança chorando. Este quadro sempre estava intacto, mesmo nos ambientes mais destruídos..."



''Começara com um incêndio na cidade de Rotherham, na Inglaterra em 1985. Ali nascia a lenda “Os Quadros das Crianças que Choram” a casa foi reduzida a cinzas mas o quadro permaneceu intacto, o irmão do proprietário da residência Ron Hall, era  bombeiro. E ouviu de um colega que já havia ocorrido vários casos onde essas bizarras pinturas sobreviveram intactas a grandes incêndios.

E assim veio a tona a lenda: um frustrado pintor italiano, Giovanni Bragolin, estava na miséria. Desesperado, ele apelou para um pacto demoníaco. Mas ele foi esperto. Ao invés de oferecer sua alma, ele ofereceu as almas de quem comprasse seus quadros.


Nessa noite, Giovanni teve um sonho. Nele, 28 crianças eram torturadas, e sacrificadas em algum tipo de ritual, elas choravam e pediam clemência.

Ao acordar, pegou tela e tinta e passou a retratar as crianças de seu sonho. Ele usou formas subliminares para mostrar que as crianças estavam mortas. A principal seriam as pupilas dilatadas. Ao terminar, foi como vender água no deserto... Os quadros foram rapidamente comecializados e Giovanni começou a fazer pinturas em série.

O mal se alastrara. Quem possuia o quadro acabou atraindo maus fluidos para sua casa. Pessoas perdiam empregos, adoeciam...Mas o pior ainda estava por vir.

Quando os quadros já estavam numa quantidade considerável de lares, os incêndios começaram. Casa após casa era consumida pelo fogo de forma misteriosa. Os bombeiros nunca conseguiam encontrar a causa, até que começaram a associar ao quadro pois, mesmo numa residência reduzida a cinzas, ele nunca era queimado.

O tablóide Sun, e em particular, seu editor Kelvin MacKenzie, publicaram uma nota em 4 de setembro de 1985, bradando a "Flamejante Maldição do Garoto em Lágrimas", alegando que a "pintura é a causa de incêndios", o Sun conseguiu criar um frenesi popular em torno da lenda.

No auge do pânico, o Sun iniciou uma campanha para que os ingleses se desfizessem das imagens malditas. Semanas depois, conseguiu promover uma grande queima de 2.500 quadros enviados por seus leitores.

As autoridades estavam sendo inundadas por ligações de cidadãos preocupados com a maldição, fosse ela sobrenatural ou apenas causada por quadros muito inflamáveis.

Dizem ainda os rumores pela internet que o pintor, arrependido, chegou mesmo a aparecer no programa Fantástico nos anos 1980, apelando para que as pessoas jogassem fora suas reproduções. Talvez o fato de o Fantástico ter noticiado o assunto nos anos 80  explicaria como a lenda se tornou tão famosa também por aqui no Brasil'.

Agora apesar de ser uma lenda urbana bem famosa, e podendo entrar na categoria de umas das mais antigas Creepypastas que já foi dita, tem algo de verdade nessas lendas?

A pinturas realmente existem. Provavelmente vocês já tenham visto alguma delas...Talvez até tenha uma pendurada na sala. Elas realmente eram populares nos anos 80. O pintor também é real, G. Bragolin.

Bruno Amadio, ou "Giovanni Bragolin" (1911-1981), foi um pintor italiano que ficou famoso entre as décadas de 1970 e 1980 ao pintar quadros de crianças chorando que foram vendidos em vários lugares do mundo inclusive no Brasil. Também era conhecido como Franchot Sevilha, Bragolin e J. Bragolin. As pinturas apresentam uma variedade de crianças chorosas olhando melancolicamente para a frente. Eles são chamados "Gypsy Boys", embora não há nada especificamente que os ligue ao povo Romani.

Bruno Amadio, era um pintor de formação acadêmica, e trabalhou na Veneza pós-guerra, produzindo pinturas para os turistas. 27 pinturas dos "Gypsy Boys" foram feitas sob o nome de Bragolin, e suas reproduções foram vendidas no mundo inteiro. Na década de 1970 ele foi encontrado vivo e ativo, ainda pintando em Pádua.

Alguns atribuem a seus quadros, principalmente os das crianças chorando, à mensagens subliminares ligadas ao satanismo ou a um suposto pacto. Entre outras versões, o boato sustenta que o próprio, há alguns anos atrás, pediu para quem tivesse esse algum quadro seu em sua casa poderia queimá-lo pois ele estava farto de ver desgraças da vida dessas pessoas, deixando o ambiente pesado.

Aparentemente, Bruno Amadio foi elaborado como um soldado no exército italiano durante a Segunda Guerra Mundial. É durante essa experiência quando você vê o sofrimento das crianças de várias aldeias e cidades por causa da guerra. Esta divisão da imagem perturbadora na sensibilidade do artista e, em seguida, marca o seu trabalho de forma significativa.

Dizia outra teoria para que Giovanni Bragolin tenha pintado crianças deste modo,seria para lembrar o sofrimento delas na segunda guerra mundial. Muitas destas imagens podem responder eficazmente a uma estética que se encaixa com esta teoria: roupas danificadas, atmosfera cinzenta, paredes derrubadas, ansiedade, sensação de sujeira e escuridão, incompreensão e tristeza.

Mas pelo mundo todo aonde esses quadros foram espalhados não há uma pessoa que não tenha dito um relato sobre a sua experiência com algum desse quadros...

Até quando os boatos são mentiras? Bom apara saber vamos ver algumas pinturas para você tirar suas próprias conclusões... 

As três pinturas de Bruno Amadio (Giovanni Brangolin) a seguir, são as que mais sugerem que os boatos obscuros sobre sua arte sejam verdadeiros. Vejam as analises e tirem suas próprias conclusões.


Esse é um dos mais famosos, o menino sendo engolido por um peixe:




Se caso você não notou, olhe de novo o quadro em outro ângulo e veja que  manta do garoto parece um tipo de peixe, lagarto monstruoso engolindo ele:





Outro caso bem famoso dos Gypsy Boys é a menina com o Braço deslocado e o manto sangrando pela amputação do outro braço olhem:




Esta por sua vez é ainda mais perturbadora que a primeira foto.
Na parte iluminada número 1 podemos ver claramente a falta do braço direito,sutilmente disfarçado pelo pano carmim que lhe cobrem os ombros.
Já na parte número 2 percebe-se que o braço da menina deveria ser demasiadamente grande para encontrar-se com seu cotovelo,visto que o antebraço se posiciona de forma totalmente incoerente.
Após estas avaliações,infere-se que esta menina esteja esquartejada e que seu braço esquerdo esteja jogado por sobre seu corpo.
Outro detalhe de grande importância é que poucas das crianças chorosas pintadas por Bruno Amadio não olham diretamente para nós.E esta por olhar para o vazio confirma a hipótese de que foi pintada morta.




Vista por este ângulo fica fácil de ver a anatomia errônea do braço esquerdo. Notando se também outra hipótese que não poderia ser o braço da garota e sim de outra pessoa a carregando dessa forma, como se fosse uma simples boneca, assustador não?

Agora o mais assustador de todos Já notaram que esse quadro as pupilas além de estar visivelmente dilatadas a menina ergue a cabeça para cima com um pescoço incrivelmente longo? Pois para uma criança anatomicamente esse pescoço além de longo, parece estar torcido. Olhe a pintura:




Se ainda não notou nada vamos clarear a parte do pescoço e virar a pintura de cabeça para baixo para você entender melhor:




Agora sim, parece que entendemos o motivo do choro.

Ainda existem mais pinturas de crianças chorando mas ainda nada confirmado. E os relativos incêndios nas casas que tiveram esses quadros ainda continua um mistério. Agora uma coisa indiscutível é que esses quadros são combustível para pesadelos.


OBS: Alguns desses quadros já até apareceram no videoclipe Memórias, da Pitty.




Um comentário: